Alergia aos alimentos: Entenda como funciona

Foto: REPRODUÇÃO - Drª Juliana Toma 
A alergia alimentar é uma reação anormal do organismo quando existe uma reação adversa a um alimento.  Neste caso existe uma ligação com o mecanismo imunológico e possui uma variação de sintomas que pode ser no sistema gastrintestinal, na pele ou respiratório.


Para entendermos mais como funciona a alergia aos alimentos, conversamos com a médica dermatologista da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Juliana Toma.

Causas
Qualquer alimento pode causar uma alergia alimentar, entretanto, existe alguns que favorecem as reações, inclusive nas crianças, são eles, os ovos, leite de vaca, amendoim, soja, trigo, peixe, mariscos e castanhas.

Sintomas
A alergia aos alimentos são decorrentes da ingestão dos alimentos e os sintomas podem ser de reações leves e até ameaçadoras, portanto, elas podem atingir vários locais do corpo que são:
Pele
Na pele a alergia alimentar pode causar urticária, edema, coceira ou manchas avermelhadas.
Trato gasto intestinal
Neste caso pode causar náuseas, dor, desconforto abdominal, vômito e diarreia.
Sistema respiratório
No sistema respiratório pode causar coriza, obstrução nasal, espirros, tosse, dor no peito e dificuldade em respirar.
Normalmente as reações de alergia acontecem de minutos a 1 ou 2 horas após o alimento ter sido ingerido. O caso mais grave é a anafilaxia, que pode causar a queda na pressão sanguínea e a perda da consciência sendo fatal.  Essa reação ocorre minutos após a ingestão de quantidades pequenas do alimento ocasionando a alergia.

Resultado de imagem para alergia alimentar

Tratamento
Para o tratamento é necessário fazer um diagnóstico com ajuda de um médico, assim depois de uma avaliação completa do histórico alimentar é pedido exames, testes alérgicos para que seja definida a origem da alergia e a intolerância.
Para tratamento a solução é evitar o alimento que causa o problema, por exemplo, se a causa da alergia é devido a um corante que fica em diversos alimentos, ou então quando não se consegue descobrir o alimento responsável, ou por fim quando a alergia é provocada por alimento muito comum na dieta.

Drª Juliana Toma 

Prevenção
Hoje não é possível curar alergias alimentares, mas o ideal é fazer a leitura do rótulo dos alimentos e a proibição restrita dos alimentos alergênicos que pode prevenir, mesmo que aconteça em todas as reações a alergia alimentar, mas de uma parte.
Conforme estudos, a alergia causada por amendoim e peixe pode ser para a vida toda. Já a alergia ocasionada por leite, ovo e soja pode acabar na crianças durante a infância, mas quando estes alimentos estão na alimentação infantil à reação pode ser forte, e somente o médico pode saber se a alergia foi superada.

Portanto, todo cuidado é pouco! 

Resultado de imagem para ALERGIA AOS ALIMENTOS

Até a próxima postagem! 

*Post patrocinado*

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Quando eu era criança eu tinha muita alergia a corante, hoje já é bem menos, mas ter uma infância sem poder comer balas, pirulitos, bolachas e salgadinhos foi bem triste :( Hoje eu compenso comendo muito todas essas coisas hahahaha
    Amei o blog, beijos!

    Vem me conhecer tambem: Isa Nonemacher | Facebook Pinterest

    ResponderExcluir